Gestor de Projeto @ Galeria de Arte Pública Porto

Imagens da Galeria de Arte Pública que o Projeto Trinsheira realizou no Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, com a participação de 210 jovens do Porto, Lisboa e Coimbra no âmbito do Festival TNT do Movimento Transformers. Como gestor do projeto, fiz a ligação entre a comunidade, a direção escolar e os artistas, definindo e monitorando o plano de gestão de projeto e respetiva comunicação, onde fiz o vídeo e a fotografia.

Parti para o desenvolvimento conceptual do projeto com a ideia de requalificar e reaproveitar um espaço que estava subaproveitado e socialmente morto, usando ferramentas de liderança servidora e de participação coletiva. Com isso em mente, ao longo de todo o trajeto, fui responsável pelo desenvolvimento e aplicação de ferramentas personalizadas de design thinking que permitiram essa mesma participação coletiva à comunidade do Cerco do Porto, envolvendo-a em todo o processo de decisão e realização artística. Mais concretamente, procuramos prestigiar e homenagear uma atividade extremamente emblemática de kick-boxing que é desenvolvida com os jovens da comunidade em regime de voluntariado e que tem alargado muitos horizontes, transmitindo valores fundamentais de disciplina, de valorização coletiva e de entreajuda.

Numa lógica de micro planeamento urbano, desafiei a Lipor (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto) a ser novamente nossa parceira neste projeto e servi de pivôt a uma intervenção mais profunda, baseada numa experiência muito positiva e que superou as expectativas. Assim nasceu, junto ao mural, um Jardim ao Natural com cerca de 150 metros quadrados, onde foram plantadas flores comestíveis, ervas aromáticas e frutos silvestres, estando a sua realização e respetiva formação de alunos, pais, professores, equipa educativa e comunidade em geral assegurada pela Lipor.