Gestor de Projeto @ Team Building 466/64

Imagens da atividade de Team-Building realizada pelo Projeto Trinsheira para 30 colaboradores de diferentes departamentos da ONG portuguesa Mundo A Sorrir.

Como gestor do projeto e formador profissional, fui responsável pelo desenvolvimento conceptual, pela logística, pela coordenação técnica do evento e pelo trabalho de diagnóstico que permitiu personalizar um plano de formação que se traduziu na criação de dinâmicas e jogos pedagógicos com foco na liderança servidora e nas lições do legado de Nelson Mandela. Foi este trabalho que permitiu trabalhar aspetos essenciais da organização relacionados com a sua missão, visão e valores e que resultou, no final, na construção de uma memória de longa duração sobre tela que refletiu o resultado do trabalho individual na força do coletivo dos trabalhadores da Mundo a Sorrir. Fiz também todo o trabalho de vídeo e de fotografia da iniciativa.

Gestor de Projeto @ Galeria de Arte Pública Porto

Imagens da Galeria de Arte Pública que o Projeto Trinsheira realizou no Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, com a participação de 210 jovens do Porto, Lisboa e Coimbra no âmbito do Festival TNT do Movimento Transformers. Como gestor do projeto, fiz a ligação entre a comunidade, a direção escolar e os artistas, definindo e monitorando o plano de gestão de projeto e respetiva comunicação, onde fiz o vídeo e a fotografia.

Parti para o desenvolvimento conceptual do projeto com a ideia de requalificar e reaproveitar um espaço que estava subaproveitado e socialmente morto, usando ferramentas de liderança servidora e de participação coletiva. Com isso em mente, ao longo de todo o trajeto, fui responsável pelo desenvolvimento e aplicação de ferramentas personalizadas de design thinking que permitiram essa mesma participação coletiva à comunidade do Cerco do Porto, envolvendo-a em todo o processo de decisão e realização artística. Mais concretamente, procuramos prestigiar e homenagear uma atividade extremamente emblemática de kick-boxing que é desenvolvida com os jovens da comunidade em regime de voluntariado e que tem alargado muitos horizontes, transmitindo valores fundamentais de disciplina, de valorização coletiva e de entreajuda.

Numa lógica de micro planeamento urbano, desafiei a Lipor (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto) a ser novamente nossa parceira neste projeto e servi de pivôt a uma intervenção mais profunda, baseada numa experiência muito positiva e que superou as expectativas. Assim nasceu, junto ao mural, um Jardim ao Natural com cerca de 150 metros quadrados, onde foram plantadas flores comestíveis, ervas aromáticas e frutos silvestres, estando a sua realização e respetiva formação de alunos, pais, professores, equipa educativa e comunidade em geral assegurada pela Lipor.

Gestor de Projeto @ Galeria de Arte Pública Lipor

Imagens da Galeria de Arte Pública que o Projeto Trinsheira realizou nas instalações da Lipor, na cidade da Maia, com a participação coletiva dos seus colaboradores. Como gestor de projeto, tive a responsabilidade de fazer o trabalho de diagnóstico que nos permitiu trabalhar a identidade corporativa das equipas da Lipor ao longo de várias semanas, bem como desenvolver dinâmicas e jogos pedagógicos de team building e elaborar a memória descritiva da obra. Além do trabalho de gestão operacional do projeto, fiz também o vídeo e a fotografia.

A galeria de arte ficou colocada na entrada do Parque Aventura, um espaço ao ar livre de promoção da atividade física, da alimentação saudável e do respeito pelo ambiente que conta com mais de 100.000 visitantes desde 2011. Esta iniciativa resulta do trabalho de incubação do Projeto Trinsheira no âmbito da Academia Ubuntu, uma iniciativa do Instituto Padre António Vieira financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e que teve como parceiros estratégicos a Lipor, a Fundação de Serralves e a Everis.

Gestor de Projeto @ Galeria de Arte Pública Espinho

Imagens da Galeria de Arte Pública realizada em Espinho pelo Projeto Trinsheira. Como gestor do projeto, fiz a ligação entre a comunidade, a rede social local e os artistas, definindo e monitorando o plano de gestão de projeto e respetiva comunicação, onde fiz a fotografia.

Parti para o desenvolvimento conceptual deste projeto com a ideia de requalificar e reaproveitar um espaço que estava subaproveitado, vandalizado e socialmente morto, usando ferramentas de liderança servidora e de participação coletiva. Com isso em mente, ao longo de todo o trajeto, fui responsável pelo desenvolvimento e aplicação de ferramentas personalizadas de design thinking que permitiram essa mesma participação coletiva à comunidade do Bairro da Quinta de Parammos, envolvendo-a em todo o processo de decisão e realização artística. Mais concretamente, procuramos prestigiar e homenagear atividades, artes e saberes característicos da comunidade, bem como o seu edificado e respetiva envolvente numa galeria de arte pública com cerca de 100 metros quadrados, que contou com a participação de mais de 100 pessoas.

Criador e Gestor de Projeto @ O Nosso Mapa

Imagens do projeto “O Nosso Mapa”, uma ideia original minha para o Orçamento Participativo da Junta de Freguesia de Anta e Guetim, em Espinho, e que contou com a direção artística de Jode, seguindo a metodologia do Projeto Trinsheira e com o apoio da Cerciespinho.

O dia do evento do projeto “O Nosso Mapa” ficou marcado pela realização de um mural de arte urbana, um símbolo e testemunho da coesão, espírito de equipa e imaginação de todos os participantes diretos do projeto, oferecendo uma perspectiva visual inovadora num sítio socialmente morto e dando resposta à necessidade real de criação de sinalética que identificasse a comunidade do Bairro da Ponte de Anta, uma necessidade com 40 anos. Ao longo do dia, todos os visitantes e moradores tiveram a possibilidade de participar e experimentar ferramentas artísticas relacionadas com a arte urbana. Mais do que isso, este foi um dia que permitiu reforçar a mensagem, a visão e a missão de cuidar dos espaços de domínio público na comunidade do Bairro da Ponte de Anta, bem como a realização de feiras informais e solidárias, concertos, demonstrações de dança e de turntable, oficinas e espetáculos ao vivo a cargo de Prototype Crew, Diogo Malta, STAGE 0 e Visão Oculta.

Como criador e gestor do projeto, fui responsável pelo desenvolvimento e aplicação de ferramentas personalizadas de design thinking e fiz a ligação entre a comunidade, a rede social local e os artistas, definindo e monitorando o plano de gestão de projeto e respetiva comunicação, onde fiz a fotografia, o design gráfico e a produção e realização do video.

Fundador e Gestor de Projeto @ Projeto Trinsheira

Sou fundador e gestor do Projeto Trinsheira, uma Organização Não-Governamental (ONG) que deve o seu nome à cave de bairro onde nasceu, em 2001, no concelho de Espinho, e que conta com mais de uma década de iniciativas realizadas com as comunidades dos concelhos de Espinho, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Coimbra, Guimarães e Lisboa em iniciativas relacionadas com oferta formativa, galerias de arte pública, workshops e residências artísticas em IPSS’s, em Lares de Infância e Juventude, Escolas Secundárias e Casas da Juventude.

No que toca às Galerias de Arte Pública, procuramos criar estímulos positivos no quotidiano de domínio público que criem laços mais fortes entre as pessoas e os lugares onde vivem e trabalham. Despertamos a vontade de “fazer com as próprias mãos” e, com base na participação coletiva, construímos relacões de identidade através da criação de memórias de longa duração. Num contexto de transmissão de competências artísticas, trabalhamos a liderança servidora e o desenvolvimento de talentos com jovens. Através de metolodogias não-formais, tentamos perceber a sua energia, o seu talento, o que os motiva, criando o entusiasmo necessário para o desenvolvimento de soluções inovadoras de inclusão social e desenho de futuros projetos de vida.

A nossa missão? Trabalhamos para ajudar os nossos jovens a realizar todo o seu potencial. A nossa visão? É a de sermos um lugar seguro para a construção de memórias de longa duração.

www.ptrinsheira.pt